As gralhas e as pombas - A fábula de esopo

Chegou aos ouvidos de uma gralha que em certo pombal viviam, copiosamente alimentadas, umas pombas; pintou-se de branco, para se disfarçar e meteu-se entre elas como se fosse do bando. As pombas não reconheceram a intrusa enquanto ela não abriu o bico, mas um dia em que se esqueceu do seu papel e gritou como uma gralha que era, as pombas, à força de bicadas, expulsaram-na do pombal.

Voltou então aflita para a torre da igreja, onde vivera até o dia em que resolvera disfarçar-se; mas as suas antigas companheiras também não a reconheceram sob aquela plumagem branca e fizeram-na sair da sua companhia; e assim a pobre gralha ficou abandonada de todos e sem guarida.

É inútil aparentar o que na realidade não somos, pois cedo ou tarde seremos descobertos.

A Palavra de DEUS nos adverte sobre a possibilidade de haver essas "gralhas" no seio da Igreja: "Cuidado com os falsos profetas! Eles chegam disfarçados de ovehas, mas por dentro são lobos selvagens. Vocês os conhecerão pelo que eles fazem. Os espinheiros não dão uvas e os pés de urtiga não dão figos". (Mateus 7:15, 16). Paulo, com tristeza, admitiu: "Pois eu sei que, depois que eu for, aparecerão lobos ferozes no meio de vocês e eles não terão pena do rebanho. E chegará o tempo em que alguns de vocês contarão mentiras, procurando levar os irmãos para o seu lado. Portanto, fiquem vigiando e lembrem que durante três anos, de dia e de noite eu, chorando, não parei de ensianr cada um de vocês". (Atos 20:29-31).

Esse tipo de gralha é uma ave muito barulhenta. Aurélio assim a descreve: "... aves passeriformes, corvídeos, com várias espécies no Brasil. Em geral têm belas cores, destacando-se o azul de vários matizes, com branco, creme ou preto e voz estridente... Figurativamente: Pessoa que fala muito; tagarela..."

Lembremo-nos sempre da gralha da fábula do Esopo. Ela acabou ficando só e sem guarida.

Comentários

Postagens mais visitadas