A comunicação cristã

A Bíblia reconhece a importânica da comunicação e nos fala a respeito. Vejamos alguns princípios que nela encontramos, tendo em mente a séria e verídica admoestação do sábio: "A morte e a vida estão no poder da língua." (Prov. 18:21).

1- A comunicação deve ser feita em verdade.
"Pelo que deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo, pois somos membros uns dos outros." (Efésios 4:25)

2- A comunicação dever ser feita sem ira.
"Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira." (Efésios 4:26).
"Melhor é morar numa terra deserta do que com uma mulher rixosa e iracunda". (Provérbios 21:19)

3- A comunicação dever ser fieta com palavras condignas.
"Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que seja boa para a necessária edificação, a fim de que seja boa para a necessária edificação, a fim de que ministre graça aos que a ouvem." (Efésios 4:29)

4- A comunicação deve ser feita sem amargura de espírito.
"Toda a amargura e cólera e ira e gritaria e blasfêmia serão tiradas dentre vós, bem como toda a malícia." (Efésios 4:31)

5- A comunicação deve ser feita bondosamente.
"Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também DEUS vos perdoou em CRISTO." (Efésios 4:32)

6- A comunicação deve ser feita em amor.
"Ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos e nao tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o címbalo que retine." (I Coríntios 13:1)

7- A boa comunicação envolve prontidão para ouvir.
"Sabei isto, meus amados irmãos: todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar e tardio para irar-se". (Tiago 1:19)

Não se pode menosprezar a importância da nossa conversação, da nossa comunicação. JESUS lembrou aos seus discípulos que "O que sai da boca procede do coração" (Mateus 15:18). Nossas palavras são o espelho do coração. Por ELE atraímos os outros, ou nos afastamos dos outros. Por elas revelamos o nosso amor, ou a nossa indiferença. Na verdade, "a morte e a vida estão no poder da língua!"

(Doris Bryant - extraído)

Comentários

Postagens mais visitadas