BREVE DESCRIÇÃO DA INTRODUÇÃO DOS DOGMAS DA IGREJA ROMANA



ANO
DOGMA
Até 190
Não apareceu nenhuma inovação na Igreja de Cristo Jesus.
197
Começou-se, sob Zeferino, Bispo de Roma, um movimento herético contra as doutrinas de Cristo.
217
Calixto obteve o bispado de Roma, pondo-se à frente da propaganda herética e levando a Igreja de Roma mais longe do caminho de Cristo.
270
Origem da vida monástica no Egito, por Santo Antônio.
370
Culto dos Santos, processado por Basílio de Cesaréia e Gregório Nazianzeno. Primeiros indícios do turíbulo (vaso do incenso), paramentos e altares nos templos – usos introduzidos pela influência dos pagãos supostamente convertidos, ou recebidos na Igreja.
400
Orações pelos mortos e sinal da cruz feito no ar.
500
Origem do purgatório, por Gregório, o Grande. Por esse tempo começou-se a usar as imagens nos templos, mas “unicamente” como recordações históricas. Durante um século foram assim usadas, não sem que vários bispos atacassem esse uso com violência, mandando alguns destruir as que existiam em suas dioceses.
606/607
Usurpação da primazia definitiva do Papa Romano, Bonifácio III, apoiado por Focas, que se fez imperador Maurício, de quem matou também a esposa e os filhos, depois do 2º Concílio de Constantinopla. Nessa época e por este arranjo, foi que a Igreja Romana se impôs como cabeça de todas as igrejas e o seu bispo como soberano universal.
607
Nesse mesmo ano apareceu Maomé na Arábia, de modo que surgiram ao mesmo tempo, dois Anticristos, o oriental e o ocidental. A superstição propagou-se então rapidamente, e a simplicidade e a pureza da fé cristã extinguiram-se quase por completo.
609
É estabelecido o culto da Virgem, por Bonifácio IV. A invocação dos Santos é definitivamente estabelecida por lei da Igreja.
610
Bonifácio IV consumou o fato da idolatria pagã, abrindo o Panteon de Roma e substituindo nele as divindades do paganismo pelos chamados “Santos”. Provém daí a Festa de “todos os santos”.
670
Celebração da missa em latim, língua desconhecida do povo, pelo Papa Vitélio.
758
Confissão auricular, introduzida pelos religiosos do oriente.
787
Culto das imagens, ordenado pela Igreja no 2º Concílio de Nicéia. Culto da Cruz e das relíquias, pelo mesmo Concílio.
880
Canonização dos Santos, por Adriano II.
998
Festas dos defuntos, estabelecida por Odito, abade de Cluny. Introdução da Quaresma.
1000
É estabelecido o cânon da missa.
1074
É estabelecido o celibato obrigatório do clero, por Gregório VII. (Proibição do casamento dos padres)
1090
Pedro Eromita inventa o Rosário e São Domingos, chefe da Inquisição o remenda e o põe em prática (1230).
1125
Entre os Cônegos de Leão aparecem as primeiras idéias da Imaculada Conceição de Maria. Bernardo combate-as.
1164
Pedro Lombardo descobre os 7 (sete) sacramentos, embora Cristo tenha deixado somente dois. Esses dois, não sacramentos, mas o batismo e a Ceia do Senhor, foram e são observados até hoje na Igreja do Senhor.
1184
O Concílio de Verona estabelece a Inquisição. O Papa era Inocêncio III.
1200
Dispensas.
1215
Transubstanciação, pelo Concílio de Latrão. Idéia segundo a qual o pão se transforma em carne e o vinho em sangue de Cristo. Este concílio estabeleceu a Confissão Auricular obrigatória, convertendo em doutrina o que era apenas um costume (ver ano 758). Introduziu-se na Igreja um costume idólatra, advindo da Babilônia.
1228
É ordenada a adoração da hóstia, por Inocêncio III.
1264
Festa do Sagrado Coração, instituída por Urbano IV.
1311
Profissão do Santíssimo Sacramento e a oração da Ave-Maria.
1414
O Concílio de Basiléia define a comunhão em uma espécie. O uso do cálice fica sendo só para os sacerdotes.
1563
O Concílio de Trento define que a tradição vale tanto como a Palavra de Deus. O mesmo Concílio aceita como canônicos os livros apócrifos.
1854
O Papa Pio IX define como dogma a Imaculada Conceição da Virgem.
1870
O Concílio do Vaticano declara como dogma a infalibilidade do Papa.

Em vista do exposto acima, podemos afirmar categoricamente que a Igreja Católica Romana não é a Igreja Primitiva como pretende ser. Ela está constituída por um aglomerado de doutrinas espúrias, que a colocaram à margem da Bíblia Sagrada. Ela se vê obrigada a ocultar dos seus crentes esse Livro. Tais doutrinas, que procura impor, não são bíblicas, não foram ensinadas por Jesus Cristo e seus Apóstolos, não merecem fé. Por isso é que vê tanta confusão e dúvida entre os religiosos desta Igreja, os quais estão ensinando erradamente.
Os evangélicos ou protestantes estão com a Igreja antiga, com a doutrina verdadeira, baseada exclusivamente na Bíblia Sagrada, única fonte legítima da verdade e da verdadeira doutrina.
As igrejas evangélicas ou protestantes são constituídas de várias organizações que trabalham para um mesmo fim, visando a glória de Deus e a salvação eterna das almas.

Comentários

  1. O que ocorreu com a igreja primitiva, ela desapareceu no seculo II?

    Atc.

    JSilva

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas